Olá!

UM BLOG FEITO COM PEQUENOS PEDAÇOS DE MUITAS COISAS... ASSIM COMO A VIDA!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Requeijão Cremoso Caseiro e Econômico

Que tal preparar em casa, para um lanchinho ou para utilizar na sua receitinha, o tão famoso requeijão cremoso?   É super simples de fazer e super rápido! Além disso, pelo menos em Indaiatuba, sai por menos da metade do preço do copo comprado.

Gastei aproximadamente R$2,00 para fazer uma receita, que rendeu 400g de requeijão. Por aqui, o copo de 200g de requeijão mais barato sai por R$2,70.

Além disso, a receita ficou uma delícia.  Vale mesmo á pena!
Anote aí a receitinha: 
  • 1 litro de leite;
  • 1 copo de leite ou 1/2 de leite e 1/2 de creme de leite;
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre branco;
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga;
  • sal a gosto.
O modo de fazer é super mega simples.  Coloque o litro de leite para ferver em uma panela. Quando levantar fervura, desligue o fogo e coloque no leite o vinagre, mexendo rapidamente. Aguarde 5 minutos.

O leite irá talhar e criará um soro em volta de uma ricotinha. Peneire o soro (eu coloco um tecido fino no fundo da peneira, para que não passe o queijinho, mas apenas o soro).  Coloque a ricota e os demais ingredientes no liquidificador. Se estiver difícil bater, utilize o leite frio o suficiente para girar as pás do liquidificador. Dê o ponto que você quiser com o acréscimo de leite. Depois de gelado, ele fica um pouco mais durinho.
Leve para gelar.

Dura pouco mais de uma semana, na geladeira.   Mas, se ficar muito, muito, muito bom, vai acabar em um minuto!

O meu, ficou assim...       


Cabe uma observação:

Nos leites de caixinha de algumas marcas, existe um pouco de soda cáustica, produto utilizado para reduzir a acidez causada pelas bactérias existentes no leite.  Pode ser que o leite não talhe com a quantidade de viagre indicada.

O bom leite talha com as duas colheres de vinagre, fácil !   O soro fica bem transparente e a ricota bem definida na panela.   Se você puder e tiver essa possibilidade acessível, faça o requeijão com leite comprado em fazenda.  Aqui em Indaiatuba isso é fácil!

Se o leite não talhar, não se preocupe: você ainda poderá usá-lo em molhos etc. Não jogue fora.

Eu já fiz o requeijão com essas marcas de leite em caixinha:

- Leite Campezina:  Muito bom! Talhou direitinho e o requeijão ficou ótimo!

- Leite Marca Dia Supermercados: Foi difícil talhar, coar e na hora de liquidificar, não  
  engrossou.  O soro ficou bem leitoso.

3 comentários:

  1. Meu requeijão ficou liquido, o que devo fazer? Não é possível engrossar mais depois de pronto? E se eu passar em uma peneira?rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Rosana, provavelmente seja problema com o leite! Tentei fazer com algumas marcas diferente e, aqueles que possuem muito antibiótico não engrossam. Procure fazer com leite tipo A, de uma boa marca, ok? Veja se dá diferença e me escreva de novo para dizer. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Você não respondeu o que se pode fazer se ele ficar líquido e se é possível engrossar de alguma forma depois de pronto. Por favor oriente...

    ResponderExcluir