Olá!

UM BLOG FEITO COM PEQUENOS PEDAÇOS DE MUITAS COISAS... ASSIM COMO A VIDA!

domingo, 31 de março de 2013

Pastiera ou Bolo de Macarrão para Páscoa

Quero começar a postagem de hoje desejando a todos os que me acompanham no blog, uma Feliz Páscoa!

Para os que como eu creem em Jesus Cristo, essa data, em que pese ser simbólica, representa a maior esperança de todo o cristão: Ver Jesus voltar nas nuvens dos céus, para buscar a todos que o amam.   Para nós, a tumba vazia representa a esperança de que Ele ascendeu aos céus para nos preparar um lugar na Nova Jerusalém!

Para nós cristãos, a Páscoa representa a verdade central da Bíblia, que encontramos no livro de João 3:16, que diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Eis uma esperança maravilhosa!

Mas, a Páscoa também é uma tradição e como toda a tradição sua comemoração sempre está ligada a pratos típicos da época.

Bem, como venho de famílias italianas, pelos dois lados, cresci acompanhando a tradição de páscoa italiana. Na sexta, o peixinho no almoço é básico. Já no domingo, não falta a salada de bacalhau com batatas e cebolas para o almoço. Mas, a tradição mais forte que temos na páscoa na minha família é a Pastiera ou bolo de macarrão.

Minha bisavó não dava ovos de páscoa para a família mas, fazia esse bolo de macarrão delicioso, embrulhava em papel alumínio e entregava para cada neta levar para casa nos finais dos almoços de domingo.  E eu como bisneta, me deliciava no bolinho da vovó!

Hoje não tenho mais minha bisa, ficou apenas minha avó que continua com a tradição de, no final do almoço de domingo, entregar a cada um o tão esperado embrulho de papel alumínio com a Pastiera, para marcar a Páscoa.

Bom, eu me propus a continuar a tradição. Assim, não pode faltar no meu caderninho de receitas a da Pastiera. Muitos amigos já comeram e aprovaram. Espero que você goste também!

 A minha acaba de sair do forno!  Quando ela esfriar, ficará um pouco mais compacta!

Então, quer aprender a fazer esse bolo delicioso e diferente para curtir a páscoa?


Vamos lá:

INGREDIENTES:

Parte 1:
- 500 gramas de macarrão espaguete
- 5 ovos
- 3 xícaras de açúcar
- 100 gramas de uvas-passas pretas
- 100 gramas de parmesão ralado grosso (use um bom parmesão)
- 3 colheres de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de manteiga

Parte 2:
- 2 1/2 xícaras de açúcar
- 3 ovos
- 2 copos de leite
- farinha de trigo o suficiente (aproximadamente 2 1/2 xícaras)
- 2 colheres das de sopa de canela em pó

MODO DE PREPARO:

Parte 1:
Cozinhe o macarrão em água sem óleo, nem sal ou açúcar. Quando estiver ao dente, escorra.  Volte para a panela, acrescente a manteiga, mexa bem e deixe esfriar por uns 10 minutos.  Depois, acrescente o restante dos ingredientes e mexa bem até que tudo esteja bem misturadinho.  Reserve.

Parte 2:
No liquidificador, misture todos os ingredientes menos a farinha.  Bata bem. Quando a mistura estiver homogênea, vá acrescentando a farinha, até que a mistura vire uma massinha com ponto de panqueca, não muito líquida mas, um pouco mais densa.

Finalização:
Unte uma forma retangular grande com manteiga e farinha.  Despeje 1/3 da massinha do liquidificador e forre o fundo da forma.  Depois, despeje sobre ela o macarrão.  Arrume o macarrão da forma para que fique na mesma altura em toda a forma.  Depois, devagar, vá despejando o restante da massinha por cima dessa massa, até cobrir todo o macarrão.
Leve ao forno a 180oC por mais ou menos uma hora. 
Sirva frio, cortado em quadradinhos ou, embrulhe em papel alumínio e distribua aos amigos e familiares, como manda a tradição !  risos...

FELIZ PÁSCOA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário