Olá!

UM BLOG FEITO COM PEQUENOS PEDAÇOS DE MUITAS COISAS... ASSIM COMO A VIDA!

domingo, 11 de março de 2012

Leite Condensado Caseiro



Delicioso, prático, versátil e deixa um sabor inigualável nas receitas nas quais é utilizado.  Além disso, pode ser considerado uma das paixões nacionais.

Essa delícia surgiu por volta do ano 1828, quando um francês resolveu armazenar o leite de vaca em embalagens lacradas, e acabou criando o leite condensado.  Afinal de contas, nem havia geladeira ainda!

Me lembro que, há alguns anos, uma tia minha muito querida que morava nos EUA, vinha para o Brasil em férias e, quando voltava, levava várias latas de leite condensado para fazer brigadeiro para a família.   Claro que hoje, nos EUA, já existe o tal leite condensado mas, a peso de ouro!

Só dá raiva mesmo quando você está se preparando para fazer um docinho com ele, bem no dia ou horário em que não tem um mercado aberto e você descobre que seu estoque acabou! E aí, como você contorna isso?

A primeira vez que fiz leite condensado em casa, foi na versão light (receita do vigilantes do peso) e ficou maravilhoso!  Não perdeu em nada para o original.

Então, hoje, vou deixar com vocês as receitinhas das versões caseiras normal e light e, bom proveito!   Tenho certeza que você vai gostar...


LEITE CONDENSADO CASEIRO

  • 1 xícara de leite em pó integral;
  • 1 xícara de açúcar cristal;
  • 1/2 xícara de água fervente
  • 1 colher de sopa de margarina.
Bata tudo no liquidificador até a mistura ficar bem homogênea e dar consistência ao leite condensado.

Antes de usar em alguma receita, deixe-o esfriar um pouco, para não correr o risco de cozinhar ingredientes que você não deseja ver cozidos antes do tempo!


LEITE CONDENSADO LIGHT
  • 2 xícaras de leite em pó desnatado;
  • 6 colheres de sopa de adoçante culinário (por exemplo: tal & qual);
  • 1 xícara de água fervente;
  • 2 colheres de sopa de margarina light.
Bata tudo no liquidificador por uns 5 minutos, até a mistura ficar bem homogênea e dar consistência ao leite condensado.
Antes de usar em alguma receita, deixe-o esfriar um pouco, para não correr o risco de cozinhar ingredientes que você não deseja ver cozidos antes do tempo!

2 comentários:

  1. Ale, nao eh tao caro por aqui nao, uma lata da Nestle mesmo (so que acho que eh chileno ou mexicano, o La Lechera), sai por US$2.20, e se vc comprar uma marca local mesmo (da pra quebrar o galho), sai por US$1.75. Aposto que eh mais caro que no Brasil, mas nao eh tao estupidamente caro nao. {}s Danielle

    ResponderExcluir
  2. Ah, Dani! Imagino que hoje, realmente, esteja chegando aí com preço bem mais em conta!
    Mas, vou te falar: é tão legal fazer em casa e ver que fica igualzinho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir